Diálogos entre Michel Foucault e Byung-Chul Han
Do Panóptismo a Psicopolítica enquanto dispositivos de vigilância nas Cidades Contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1039Palavras-chave:
Panóptismo., Psicopolítica., Dispositivos de vigilâncias., Foucault., Han.Resumo
O presente artigo, procura analisar minuciosamente o panóptismo de Michel Foucault atrelado a psicopolítica do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han enquanto dispositivos de vigilância. As discussões elaboradas por Foucault em relação à sociedade disciplinar, efectivadas nos espaços panópticos de vigilância, lançam luz sobre os jogos de força configurados no trama social. Para Michel Foucault, existe um tipo de poder que se exerce sobre os indivíduos através da vigilância contínua, o que acaba por exercer um controle tendo em vista o castigo ou a recompensa, fenômeno este que é concebido por este filósofo como panóptismo. O resultado deste tipo de poder é a tendência de transformação do indivíduo naquilo em que o poder político e social espera dele a partir de certos requisitos normativos. Enquanto para Byung-Chul Han os meios de controlo e sujeição exercidos mediante o emprego das tecnologias digitais de comunicação representam a capacidade de interferir no nível pré-cognitivo, misturando as fronteiras que representam a modernidade: o corpo e a mente, a razão e a paixão, a liberdade e a responsabilidade. A pesquisa tomou por base o pensamento do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han exposto principalmente nas seguintes obras: No enxame: perspectivas do digital, Sociedade da Transparência e Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder procurando dialogar seu pensamento com a obra de Michel Foucault Vigiar e Punir. O entendimento exposto principalmente em Vigiar e punir, conhecido por panóptismo, apresenta problemas em relação à concepção de Byung-Chul Han. Por isso a reflexão que se segue visa ampliar os conhecimentos acerca do panóptismo de Foucault e da psicopolítica de Han enquanto dispositivos de vigilâncias nas cidades contemporâneas. O artigo é de natureza bibliográfica e, tem como objectivo analisar em que medida esses dispositivos de controlos ou vigilâncias tem contribuído para reduzir as liberdades individuais nas cidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.