Novos paradigmas da imagem frente às tecnologias
resenha de “Políticas da Imagem: vigilância e resistência na dadosfera” de Giselle Beiguelman
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1043Palavras-chave:
Giselle Beiguelman, Políticas da Imagem, Tecnologias, Dados, SegurançaResumo
A presente resenha percorre o trajeto elaborado pela pesquisadora Giselle Beiguelman na obra de sua autoria “Políticas da Imagem: vigilância e resistência na dadosfera”. Objetivou-se, através de um olhar crítico, pontuar os principais aspectos delineados no livro, notadamente as temáticas mais sensíveis à criminologia, tendo em vista a recorrente preocupação da autora em abordar temas como controle e vigilância. Nessa toada, Beiguelman expõe sua visão de mundo sobre as tecnologias a partir do elemento central da imagem, escancarando uma nova política que modula vidas e produz subjetividades a partir desse novo paradigma. Ante a singularidade da obra, mediante o olhar interdisciplinar da autora e da atualidade das discussões por ela evidenciadas, este livro mostrou-se ímpar para ser objeto dessa análise, a partir da qual se espera contribuir para o diálogo acadêmico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.