Imigração no Uruguai
Perspectivas de pertencimento legal e social
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.1056Palavras-chave:
Imigração, Uruguai, Cidadania, Integração, ReconhecimentoResumo
O presente artigo analisa os movimentos migratórios internacionais em direção ao Uruguai e o aspecto jurídico e social no qual essas pessoas são recebidas. Partindo do princípio de que é um dos países líderes mundiais na questão do progressismo em matéria migratória e um dos mais democráticos da América Latina, optou-se por investigar as leis e iniciativas sociais acerca da inserção de imigrantes no país. No âmbito metodológico, realizou-se uma análise histórico-normativa, bem como um estudo do pertencimento social na ótica da cidadania proposta por Marshall (1967) e do reconhecimento social, a partir de Honneth (2003), com entrevistas realizadas a imigrantes que residem no Uruguai. Os estudos indicam que, apesar de ser um país geograficamente pequeno, o aumento de imigrantes nos últimos anos foi impulsionado por uma política migratória amigável e uma sociedade receptiva e acolhedora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.