Invisibilidade e resistência da cultura negra portoalegrense
o desafio da construção do Museu do Percurso do Negro em Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1089Palavras-chave:
Racismo, Visibilidade, Cultura negra, Razão negraResumo
O artigo visa refletir acerca da resistência e da invisibilidade da cultura negra em Porto Alegre e o racismo visivelmente presente na sociedade, bem como a luta organizada dos negros diante da invisibilidade de sua cultura. Para tal, faz-se uma leitura crítica da concepção de razão negra incrustada no interior do imaginário coletivo, na cultura, em que se constata a ausência de elementos que garantam visibilidade e reconhecimento da cultura negra de matriz africana, em Porto Alegre, pela sua inexistência em termos de formas de expressões simbólico-artísticas. Diante disso, é possível compreender o emergir das lutas dos movimentos negros contra o racismo disseminado na sociedade, que gera exclusão, preconceito e discriminação. O artigo será dividido em duas partes, quais sejam: crítica a razão negra; o museu do percurso do Negro de POA, (céu aberto); sob o prisma da visibilidade e da representatividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elza Vieira da Rosa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.