Gadamer e Honneth
Hermenêutica filosófica e suas implicações na luta por reconhecimento intersubjetivo
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v8i1.742Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer um estudo aprofundado a respeito do desenvolvimento das implicações hermenêuticas de Gadamer na teoria da luta por reconhecimento subjetivo de Honneth, mais precisamente através das obras Verdade e Método e Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais, respectivamente de Gadamer e Honneth. Ambos pensadores tecem severas críticas à filosofia abstrata e sua forma de conduzir as explicações sobre os fenômenos da realidade social e seus problemas no contexto histórico. São notados alguns conceitos pertinentes que estão presentes no desenvolvimento filosófico de suas teorias, fazendo referência a uma mudança de enfoque quanto às explicações da realidade social moderna. Entende-se, então, que a hermenêutica desenvolve um papel fundamental de auxílio à compreensão e interpretação histórico-social das lutas dos sujeitos por reconhecimento intersubjetivo como garantia de realização plena no respeito às esferas do amor, direito e solidariedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.