Logica do conceito e as bases do conceito de intersubjetividade
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v9i2.884Resumo
O artigo pretende demonstrar que encontramos na Ciência da Lógica as bases lógicas do conceito de intersubjetividade. Na correlação entre a Doutrina do Conceito e a Filosofia do Espírito, a estrutura lógica do conceito desdobra-se na estrutura prática da Filosofia do Real, nas realidades do Estado e da História. Por este viés, o artigo parte da dialética do conceito nas conhecidas categorias de universalidade, particularidade e singularidade, reconstrói este círculo dialético e abre para a teoria do juízo e do silogismo. A dialética do conceito, juízo e silogismo não aponta para uma subjetividade absoluta e indiferenciada, mas a rede de subjetividades resulta num sistema formal de intersubjetividade. As bases da Doutrina do Conceito permitem alargar esta abordagem para a Filosofia do Espírito, nas macrorrelações sociais e históricas e na formação da intersubjetividade sistêmica entre os povos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.