O Górgias de Platão e a ameaça do poder persuasivo na pólis
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v10i1.894Resumo
A retórica é uma questão central no Górgias de Platão. Por meio da discussão com três de seus praticantes, Sócrates visa definir o objeto da retórica, qual a sua relação com a justiça e com a felicidade dos cidadãos da pólis. A partir do diálogo entre Sócrates e os três oradores, que sempre partem da dóxa para falar ou discursar, intento evidenciar como essa instância relaciona intrinsecamente os cidadãos e os oradores, tanto na vida na pólis como no governo político. Os exames socráticos das afirmações e crenças retóricas, contidos ao longo do Górgias, são úteis para apresentar o rumo de seus discursos e como eles não se comprometem com a Justiça e com o Bem na vida política e ética da pólis. Esse compromisso, estando ausente, deflagra a ameaçadora relação entre oradores e cidadãos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.