Filosofia brasileira como busca por identidade cultural na obra de Henrique de Lima Vaz
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v10i2.919Resumo
Henrique de Lima Vaz foi um dos pensadores brasileiros responsável por diversas conquistas no contexto de expansão da educação no país. Sua análise interpretativa da filosofia decorre do diagnóstico social, cultural e histórico não apenas do Brasil, mas de toda filosofia ocidental. O objetivo do texto é analisar o conceito de identidade cultural brasileira, através dos textos de Lima Vaz, buscando elementos na história da filosofia brasileira as raízes do pensamento no Brasil contemporâneo. O problema consiste em identificar subsídios no contexto histórico e social, que fazem com que a filosofia brasileira seja diferente das demais filosofias ocidentais e como ela se relaciona e se desenvolve na busca por uma identidade cultural brasileira. É possível deduzir que processo de identidade cultural brasileira ainda sofre influência externa e se encontra em formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.