Entre Theodor Adorno, Marshall Mcluhan & Charles Sanders Peirce: Três Escopos Acerca da Alienação na Indústria Cultural e Internet
Resumo
Este artigo reconstrói e analisa os três escopos acerca da alienação na indústria cultural avaliados por Teixeira Coelho em sua obra O que é indústria cultural, porém atualiza-os ao incluir na análise as redes sociais e outros desdobramentos Web 2.0. Isto é feito visando denunciar filosoficamente em que medida esta nova tecnologia da comunicação pode diferenciar-se em relação à indústria cultural frente ao problema da alienação e reificação nestes três escopos. Para isto são analisados obras e conceitos dos filósofos Theodor Adorno, Marshall Mcluhan e Charles Sanders Peirce. Os objetivos gerias deste trabalho são: adentrar um pouco mais na questão propriamente dita sobre a reificação e alienação nos meios de comunicação, refletirmos acerca da possibilidade de superação deste paradigma e apontar linhas de investigação para futuras pesquisas sobre o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.