Sanções do Ocidente contra a Rússia
Uma análise político-econômica
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v13.1076Keywords:
Sanções econômicas, Guerra econômico-política, Dinheiro, Capitalismo, Ordem mundialAbstract
O artigo identifica o objetivo e as consequências da guerra econômica do Ocidente contra a Rússia. Ela é a segunda frente que os EUA e seus aliados estão montando para destruir a Rússia. Uma coisa são os países da OTAN deixarem a Ucrânia travar sua guerra contra a autoafirmação militante da Rússia, fornecer armas e dinheiro à Ucrânia para fazê-lo, e orquestrar seus contra-ataques às tropas russas. A outra coisa é que eles estão trazendo seu poder econômico como uma arma contra a Rússia, cujo uso se destina a frustrar efetivamente as possibilidades russas de continuar a agressão. Eles especificam que as sanções apenas podem funcionar a longo prazo. Ao fazer isso, eles professam que seu objetivo é arruinar a economia russa independentemente da guerra em curso e além dela. A guerra econômica não apenas prejudica a Rússia, mas também tem consequências negativas para os EUA e para os Estados da Europa. Está se tornando evidente que a guerra econômica, generalizada a uma situação mundial geral, está provocando uma crise econômica mundial. Essa nova situação mundial, na qual a Rússia, juntamente com outros Estados, está procurando relações econômicas e políticas alternativas, está abalando a base real da ordem mundial dos EUA, o imperialismo do dólar dos EUA.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Christian Iber (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.