Método e História em Hegel
Abstract
O artigo tenta explicitar a noção de método formulada por Hegel no último capítulo da Ciência da Lógica intitulado de Ideia absoluta. Contrariamente à concepção clássica de método que consiste na aplicação exterior de um procedimento racional a um conteúdo carente de organização, a noção de método desenvolvida no final da Ciência da Lógica caracteriza a racionalidade do próprio conteúdo em autodesenvolvimento. Nesta perspectiva, o texto hegeliano apresenta a tríplice noção de método como força intrínseca de desenvolvimento, a estrutura como um movimento de auto-organização interna e o sistema como uma dinâmica de relações interesféricas que ultrapassa a própria Lógica. Na tentativa de reconstrução das principais estruturas argumentativas do texto hegeliano, o artigo procura desdobrar esses argumentos para a noção de Filosofia da História, interpretando um conceito de historicidade da razão dentro da Ciência da Lógica e na inseparável relação da Ideia universal com a História universal.Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.