Guerras Justas e Injustas Michael Walzer: Uma Argumentação Moral com Exemplos Históricos
Abstract
O presente artigo pretende abordar a questão da moralidade nas guerras justas e injustas de Michael Walzer. Como se processa o comportamento das autoridades perante as guerras, as batalhas, os embates. Os procedimentos tomados em cada peleja por seus líderes analisado minuciosamente por Walzer. Esse pensador trata dos aspectos mais utilizados pelos realistas no que diz respeito ao agir antes, durante e após a guerra. Num segundo momento Walzer trata da realidade e da moral. Como se estruturam estas duas categorias num estado de guerra. Será tratado do relativismo histórico e, em especial, a visão hobbesiana como pressuposto de um estado de guerra. Um terceiro tópico a ser debatido será o crime de guerra. Em que circunstâncias poderá ser considerada a guerra como uma causa justa? Quais as circunstâncias que a tornam injusta? Haverá um momento em que a guerra torna-se um inferno devido o grau de atrocidades e não tem mais volta. Num tópico final, Walzer trata das normas de guerra. Ele utilizará de alguns exemplos de combates para fundamentar sua tese sobre a normatividade da guerra.Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.