Ideia, História e Sistema em Hegel
Abstract
O texto tenta demonstrar a relação de circularidade dialética entre a Ideia, proveniente da Ciência da Lógica, a Filosofia da História universal e a estrutura do Sistema Filosófico. A coextensividade entre História e Sistema, como componente estruturante da filosofia hegeliana, é demonstrada na identidade entre Filosofia da História e Filosofia do Espírito enquanto sistemática de autodeterminação da liberdade. A conjugação entre Ideia, Filosofia da história e Sistema filosófico desencadeia-se no movimento de autodeterminação da liberdade e de progressiva automanifestação da razão em diferentes esferas da Filosofia do real. Desta forma, o desdobramento dos sistemas filosóficos ao longo da História da Filosofia e os diferentes níveis de relação da Ciência da Lógica com a Filosofia do Real correspondem ao desdobramento das determinações subjetivas da Ideia. O Sistema hegeliano é uma Filosofia da História porque é uma síntese da evolução histórica do pensamento filosófico e uma sistematização filosófica dos saberes da época de Hegel.Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.