Da ética à prática da solidariedade segundo a Laudato Si
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.980Keywords:
Ética; Teologia; Religião; Bem Comum; EcologiaAbstract
Refletir sobre a prática da solidariedade pelo viés do cuidado e da ética exige destacar que devemos perceber o paradigma da globalização e o modelo tecnocrático de desenvolvimentos e os impactos na vida social dos indivíduos e sua relação com o meio ambiente. O documento papal traz presente a categoria do cuidado comum, como algo essencial em vista do desenvolvimento integral sustentável e, por outro lado, estabelece uma relação com a “casa comum” que perpassa pelo percurso ético e espiritual, que possibilita uma relação madura, responsável e solidária com os bens da criação, como também, o cuidado com os mais pobres. Portanto, uma espiritualidade solidária e ética possibilita estabelecer uma nova relação de cuidado com a mãe terra acompanhado por crescentes atitudes de mudanças e de novos hábitos saudáveis de consumo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The submission of originals to this journal implies the transfer by the authors of the right for printed and digital publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite this journal as the site of original publication. As the journal is of open access, the articles are allowed for free use, in scientific, educational, non-commercial applications, with citation of the source.
The papers published in Revista Opinião Filosófica are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.