Estereótipos Preconceituosos de Gênero e o Déficit de Credibilidade a Testemunhos de Mulheres em Casos de Agressão Sexual
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v14.1138Palavras-chave:
Epistemologia do testemunho, Injustiça testemunhal, Agressões sexuaisResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar como os estereótipos preconceituosos de gênero acarretam injustiças testemunhais. Para tal, nos dedicamos a definir injustiça testemunhal a partir de Miranda Fricker, trazendo como exemplo central os casos de agressão sexual. Posteriormente, busca-se compreender como se dá a constituição dos estereótipos de gênero e seu impacto epistêmico na vida das mulheres em virtude da descredibilização das mesmas como fornecedoras de conhecimento e/ou crença e como agentes epistêmicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia Ketzer (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.